Página inicial Sua conta Cadastre-se! Indique o 1PapaCaio!
 
Página Inicial Comunidade Orkut 1PapaCaio Oficial
Indique o 1PapaCaio!
Cliparts Ani, gifs, avatars, etc Imprima e Pinte Sala de Aula Wallpapers PapaBola
Quebra-cabeças Artesanato Dicas da PapaTitia Seções - Músicas, Brincadeiras,  1º Socorros, Dicas da Internet, etc Jogos, Atividades, Jogos de papel, Brincadeiras de Rua, Jogos externos Receitas
De olho! - Promoções, Sites destaques, etc 1PapaCaio - História, Banners, etc PapaAmigos - Conte sua história! Novidades! Contatos - Livro de Visitas, Fale Conosco, etc
Guia Infantil
|
PlayAdNetwork
PlayAdNetwork
Informações
Bem-vindo(a), Anônimo
Sua Conta: MikelGalla
Apelido
Senha

(Cadastre-se)

Pessoas on-line:
Visitantes:
Cadastrados:
Tópicos

Especiais
Extras
Novidades 1PapaCaio
Promoções 1PapaCaio
Sites Destaques
Feed

Feed 1PapaCaio 
Assine nosso feed e receba nossas novidades automaticamente!

Galerias
Cliparts Bambi
Menu
 Home
 Busca

Mapa do Site
Busca no Google
Pique - vários tipos

(749 total de palavras neste texto)
(7570 visualizações)   Arquivo para impressão


São várias maneiras de brincar de pique, tente brincar cada hora de uma forma e veja que uma brincadeira conhecida pode ficar diferente e bastante divertida!

Brincadeira realizada por um grupo de crianças, que consiste basicamente em corridas e perseguições. De um modo geral, possui os seguintes componentes:

  • o perseguidor escolhido por sorteio, que corre atrás das outras crianças;
  • o pique, que pode ser um objeto, um local, uma palavra ou um gesto, determinados pelas crianças, dependendo da combinação feita entre elas e que tem, geralmente, a função de colocá-las a salvo da perseguição, liberá-las para continuarem a correr. Pode também ser um prêmio a conquistar.
A inserção de outros elementos nessa forma básica, faz com que a brincadeira adquira diversas modalidades, recebendo diferentes nomes:
  • pique-tá: também conhecido como pique-tapinha, pique-já e pique-mote. Escolhe-se o pegador e determina-se o local do pique antes de ser apanhado. Estará salvo aquele que chegar ao pique antes de ser apanhado. Se o pegador não conseguir alcançar ninguém, permanece na mesma função. Caso contrário, é imediatamente substituído por quem foi apanhado. Em algumas modalidades ele, depois de pegar o primeiro, que assumirá o seu papel, deve correr e tocar, isto é, dar tapinhas em todos os companheiros para que nova rodada se inicie.

    O local de pique pode ser:

      • uma parede,
      • um poste,
      • um lugar alto,
      • uma árvore e tudo o mais que sua imaginação inventar.
  • pique-de-abaixar: ao invés de ter um lugar pra bater o pique, a criança para se livrar da perseguição tem que se abaixar.
  • pique-ajuda: também conhecido como pique-polícia e deus-me-ajude. O perseguidor corre atrás das crianças e aquela que for tocada passa a ajudar na tarefa de pegar as outras, colocando-se nas proximidades do pique, para evitar que algum participante se aproxime e se libere da perseguição. A brincadeira termina quando todos são tocados pelo perseguidor e seus ajudantes. O perseguidor na próxima rodada será o primeiro ou o último a ser tocado, dependendo de acordo prévio.
  • pique-salvo: também conhecido como pique-rabo e pique-barrilhe-um. Escolhe-se o perseguidor que esconde o rosto, contando até dez e sai à procura dos demais. Ao avistar um, grita: - Parado! A criança que foi avistada tem que parar imediatamente. Ela só pode voltar a correr se for tocada por alguém que ainda não tenha sido visto, ficando, assim, salva. O primeiro a ser visto é o pegador da próxima vez.
  • pique-cola: escolhe-se, por sorteio, o pegador que corre, tentando tocar cada uma das crianças. Ao consegui-lo a criança fica imobilizada - colada - até o final da brincadeira, a não ser que seja salva por outra através de um toque. Não pode salvar quem está imobilizado o participante que já tenha sido colado anteriormente. A criança colada três vezes passa a ser o pegador na próxima rodada.
  • pique-esconde: também conhecido como pique-curu-e-ura e maria-esconde. A criança escolhida por sorteio para ser o pegador, esconde o rosto num lugar determinado para ser o pique e conta até o número convencionado. Enquanto isso, as demais vão se esconder. Quando termina a contagem, a criança que está no pique diz: - Lá vou eu! E tenta encontrar os que estão escondidos. Ao encontrar alguém, toca-o com a mão ou diz seu nome, fazendo com que saia da brincadeira. Para se colocarem a salvo da perseguição, as crianças tem que alcançar o pique sem serem vistas pelo perseguidor e gritar: - Um, dois, três, pique! Na rodada seguinte, o pegador continuará sendo o mesmo, caso todos tenham conseguido alcançar o pique; caso contrário, será aquele que primeiro foi visto.
  • pique-estátua: escolhe-se o pegador que começa a correr atrás das outras crianças. Quando uma delas se vê quase alcançada, deve ficar imóvel como uma estátua. Se mexer, o pegador bate nele e passa-lhe o pique, isto é, ela será o pegador.
  • pique-fruta: Para que a criança não seja apanhada pelo pegador tem que gritar o nome de uma fruta, e não deve repetir os que já foram ditos. Quem for alcançado e não conseguir falar o nome de uma fruta que ainda não tenha sido falada será o pegador. Você pode usar vários assuntos pra brincar com este pique, como por exemplo, dizer times de futebol ou nomes de atores, esportes e muito mais.
  

[ Voltar Brincadeiras | Índice de Seções ]
Destaque Parceiros
Guia Grátis - O seu guia de serviços grátis na internet!
Enquetes
Minha série escolar é:

Maternal
Pré-escola 1
Pré-escola 2
Pré-escola 3
1 ano do 1 ciclo - Alfabetização
2 ano do 1 ciclo
1 ano do 2 ciclo
2 ano do 2 ciclo
3 ano do 2 ciclo
5 série
6 série
7 série
8 série
1 ano do 2º grau
2 ano do 2º grau
3 ano do 2º grau
Faculdade
Sou formado(a)
Nenhuma resposta acima



resultados
Enquete

Votos: 5525
Comentários: 0
Receitas

Arroz Festeiro


Mais Receitas
Links + Visitados
· 1: Campanha para Mamografia Gratuita!
· 2: Cristina Burdelis
· 3: Acrilex
· 4: Turma do Chaves
· 5: Britescade
· 6: Print Kids
· 7: Feito com Arte
· 8: MalaKIDS
· 9: Os Incríveis - Disney Brasil
· 10: Missão Malaquias
· 11: Comuny
· 12: Super Sites da Web
· 13: Tia Eliana
· 14: GAMAV
· 15: Cartoon Network Brasil
· 16: 1000Templates
· 17: Click Grátis
· 18: Guia Infantil
· 19: Pedagogia Viva
· 20: Net Planeta
Datas - Efemérides
2014
Dia do Soldador!
Dia Mundial do Coração!
Seções
· * NOVO - MPB Infantil - Parabéns da Angélica
· * NOVO - MPB Infantil - Fada Bela
· * NOVO - MPB Infantil - Trem da Fantasia
· * NOVO - MPB Infantil - Mundo Encantado
· * NOVO - MPB Infantil - Chuveiro, Chuveiro
· MPB Infantil - Receita de Vida
· MPB Infantil - Hoje é seu Dia
· Infantil - Formiguinha
· MPB Infantil - Mundo da Criança
· Infantil - A Galinha e o Galo Carijó
Loja
Backyardigans é no 1 PapaCaio!
O boneco do 1PapaCaio, bem como a logomarca, possuem registro de direitos autorais junto ao EDA – Escritório de Direitos Autorais da Fundação Biblioteca Nacional - Ministério da Cultura.
O uso indevido ou não autorizado dos mesmos acarretará em processo judicial.
Sistema de portais PHP-Nuke. Copyright © 2003

PHP-Nuke é um Software Livre liberado sob licença GNU/GPL.
Tempo para gerar esta página: 0.216 segundos