Página inicial Sua conta Cadastre-se! Indique o 1PapaCaio!
 
Página Inicial Comunidade Orkut 1PapaCaio Oficial
Indique o 1PapaCaio!
Cliparts Ani, gifs, avatars, etc Imprima e Pinte Sala de Aula Wallpapers PapaBola
Quebra-cabeças Artesanato Dicas da PapaTitia Seções - Músicas, Brincadeiras,  1º Socorros, Dicas da Internet, etc Jogos, Atividades, Jogos de papel, Brincadeiras de Rua, Jogos externos Receitas
De olho! - Promoções, Sites destaques, etc 1PapaCaio - História, Banners, etc PapaAmigos - Conte sua história! Novidades! Contatos - Livro de Visitas, Fale Conosco, etc
|
PlayAdNetwork
PlayAdNetwork
Informações
Bem-vindo(a), Anônimo
Sua Conta: JeanPendle
Apelido
Senha

(Cadastre-se)

Pessoas on-line:
Visitantes:
Cadastrados:
Tópicos

Especiais
Extras
Novidades 1PapaCaio
Promoções 1PapaCaio
Sites Destaques
Feed

Feed 1PapaCaio 
Assine nosso feed e receba nossas novidades automaticamente!

Galerias
Sítio do Picapau Amarelo
Menu
 Home
 Busca

Mapa do Site
Busca no Google
Jogo de Gamão

(608 total de palavras neste texto)
(1961 visualizações)   Arquivo para impressão


REGRAS DO JOGO DE GAMÃO

Tabuleiro (branco, vermelho e preto) - Clique aqui!

Tabuleiro (cinza, amarelo e marrom) - Clique aqui!

Peças - Clique aqui!

MATERIAL

O jogo de Gamão é fisicamente constituído por uma placa plana de forma retangular e fundo não brilhante.

GENERALIDADES

O Gamão é um jogo de tabuleiro para dois jogadores.

O tabuleiro de Gamão tem 24 triângulos chamados casas ou pontos. Cada conjunto de seis triângulos adjacentes constitui um quadrante (figura 1). As casas de 1 a 6 constituem o quadrante interior ou o home board. As casas de 7 a 12 constituem o quadrante exterior ou o outer board.

 

MOVIMENTAR AS PEÇAS:

Movimentar as suas peças

Os jogadores lançam alternadamente os seus 2 dados e movimentam uma ou mais peças no número de casas equivalente ao valor apresentado de cada um dos dois dados. Por exemplo, se os dados indicarem 2 e 4, tem as seguintes opções:

a) Avançar uma peça 2 casas e depois outra peça 4 casas.

b) Avançar uma peça 4 casas e depois outra peça 2 casas.

c) Avançar a mesma peça 2 e depois 4 casas.

d) Avançar a mesma peça 4 e depois 2 casas.

Atenção! Se movimentar apenas uma peça, não pode movimentar a peça diretamente 6 casas. Deve obrigatoriamente efetuar o deslocamento em 2 vezes: 4 casas e depois 2 ou 2 casas e depois 4.

Caso o valor de ambos os dados lançados for o mesmo (ex: 3 e 3), deve avançar duas vezes o valor total dos dados. Portanto se os valores dos dados forem 3-3 pode movimentar 4 vezes as suas peças 3 casas.

Casa Fechada:

Para que a movimentação seja possível a casa de chegada não pode estar fechada. Uma casa de chegada está fechada quando é ocupada por 2 peças ou mais do adversário.

Pode movimentar livremente as suas peças para:

a) uma casa vazia;
b) uma casa ocupada por uma ou várias peças da sua cor;
c) uma casa ocupada por uma única peça adversária.

CAPTURA DE PEÇA

Poderá capturar (comer) uma peça adversária ao movimentar a sua peça para uma casa ocupada por uma única peça adversária. Esta peça é então posta temporariamente fora de jogo e é colocada no meio do tabuleiro sobre a barra.

PARTIDAS E ABERTURAS

Cada jogador começa a partida com 15 peças, 2 dados, 1 copo e um dado especial chamado “Dado de Apostas”. Os jogadores deslocam as suas peças sobre o tabuleiro de acordo com o resultado dos dados lançados.

No início do jogo as peças são colocadas da seguinte forma:

 

RESULTADO

O ganho inicial de uma partida é de 1 ponto. Este ponto é ganho pelo primeiro jogador que consegue retirar todas as suas peças. No entanto, um jogador que sinta que está em vantagem pode a qualquer altura propor dobrar a aposta. O adversário pode então:

  • Abandonar: ele abandona imediatamente a partida e perde consequentemente 1 ponto.
  • Aceitar: neste caso, a partida continua e os ganhos são duplicados.

Nota: apenas o jogador que aceitou o convite para dobrar a aposta pode propor dobrar novamente a aposta.

O vencedor da partida ganha o número de pontos em jogo.

Pode ganhar de 3 formas diferentes:

  • Retira as suas peças antes do seu adversário;
  • O seu adversário abandona a partida;
  • Se propuser um Dado de apostas (dobrar a aposta) e o seu adversário recusar.
    1PapaCaio - www.1papacaio.com.br
      

    [ Voltar Jogos de Papel | Índice de Seções ]
    Destaque Parceiros
    Britescade
    Enquetes
    Minha série escolar é:

    Maternal
    Pré-escola 1
    Pré-escola 2
    Pré-escola 3
    1 ano do 1 ciclo - Alfabetização
    2 ano do 1 ciclo
    1 ano do 2 ciclo
    2 ano do 2 ciclo
    3 ano do 2 ciclo
    5 série
    6 série
    7 série
    8 série
    1 ano do 2º grau
    2 ano do 2º grau
    3 ano do 2º grau
    Faculdade
    Sou formado(a)
    Nenhuma resposta acima



    resultados
    Enquete

    Votos: 5491
    Comentários: 0
    Receitas

    Suco de Uva com Amendoim


    Mais Receitas
    Links + Visitados
    · 1: Campanha para Mamografia Gratuita!
    · 2: Cristina Burdelis
    · 3: Acrilex
    · 4: Turma do Chaves
    · 5: Britescade
    · 6: Print Kids
    · 7: Feito com Arte
    · 8: MalaKIDS
    · 9: Os Incríveis - Disney Brasil
    · 10: Missão Malaquias
    · 11: Comuny
    · 12: Super Sites da Web
    · 13: Tia Eliana
    · 14: GAMAV
    · 15: Cartoon Network Brasil
    · 16: 1000Templates
    · 17: Click Grátis
    · 18: Pedagogia Viva
    · 19: Guia Infantil
    · 20: Net Planeta
    Datas - Efemérides
    2014
    Dia do Movimento Bandeirante!
    Seções
    · * NOVO - MPB Infantil - Parabéns da Angélica
    · * NOVO - MPB Infantil - Fada Bela
    · * NOVO - MPB Infantil - Trem da Fantasia
    · * NOVO - MPB Infantil - Mundo Encantado
    · * NOVO - MPB Infantil - Chuveiro, Chuveiro
    · MPB Infantil - Receita de Vida
    · MPB Infantil - Hoje é seu Dia
    · Infantil - Formiguinha
    · MPB Infantil - Mundo da Criança
    · Infantil - A Galinha e o Galo Carijó
    Loja
    Polly é no 1PapaCaio
    O boneco do 1PapaCaio, bem como a logomarca, possuem registro de direitos autorais junto ao EDA – Escritório de Direitos Autorais da Fundação Biblioteca Nacional - Ministério da Cultura.
    O uso indevido ou não autorizado dos mesmos acarretará em processo judicial.
    Sistema de portais PHP-Nuke. Copyright © 2003

    PHP-Nuke é um Software Livre liberado sob licença GNU/GPL.
    Tempo para gerar esta página: 0.157 segundos